- Voltar para Home »
- amamentação , bebês , Maternidade , sono »
- Você deve amamentar o seu bebê para dormir?
Entre todas os conselhos que você provavelmente ouve sobre o sono dos bebês, o mais comum seja: "nunca permita que seu bebê durma no seio!". E mais, que irá acostumá-lo ao péssimo hábito de dormir "pendurado" e de que nunca aprenderá a se saciar.
Estes conselhos porém, são irrealistas e até impraticáveis, pois é a prática mais natural do mundo para relaxar o seu bebê e para se aconchegar é a mãe dormir juntamente com ele.
O efeito sonífero da amamentação é induzido hormonalmente. O leite materno possui uma variedade de hormônios, dentre eles a ocitocina, a prolactina e a colecistocinina (efeito inibidor do esvaziamento gástrico. Juntamente com a secretina, aumenta a contracção do esfíncter pilórico, impedindo o refluxo gastro-duodenal). Esses hormônios são liberados sa mãe para o bebê durante a amamentação e tem um efeito sedativo para ambos. E também, fornecem neurotransmissores naturais que estimulam o relaxamento. Por isso, quando o bebê larga o peito sonolento e relaxado, temos a impressão de que está "embriagado".
O amamentação noturna pode ser ainda mais eficiente para ajudar o seu bebê a dormir: a melatonina, um hormônio indutor do sono é apenas detecável do leite humano durante o dia, mas os picos podem aumentar durante a noite e variar significativamene durante um período de 24 horas.
Uma avaliação em mães saudáveis demonstrou que em diferentes momentos do dia, foram encontradas concentrações de nucleotídeos maiores na indução do sono (proteínas conhecidas por ter um papel importante de relaxamento do sistema nervoso), foram maiores no período noturno.
E, com tantas evidências de que o leite materno realmente ajuda no sono dos bebês, não faz sentido resistir a este processo natural, ou tentar técnicas que podem não fazer o seu bebê dormir realmente tranquilo.
E, no caso de você ainda se importar com os comentários contrários sobre os "maus hábitos" que está criando no seu bebê, nada irá superar os benefício emocional do seu bebê junto de você. E tenho certeza de que no tempo certo, irá dormir tranquilamente na sua cama.